Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Reforma democrática no Oriente- Médio"

    Derrubar governos autoritários e já desgastados (no vulgo: "Bater em cachorro morto!") é fácil. Embora as noticias venham mostrando ao contrário, como: a demora inexplicável do conflito líbio, ou mesmo, tomar como argumento, a violação dos Direitos Humanos para também viola-los.
     O processo de democratização do Oriente-Médio é algo a se debater intensamente, pois os valores democráticos ocidentais foram elaborados pelas sociedades ocidentais para serem aplicadas nestas. Antes de pensar em introduzir valores democráticos no Oriente-Médio, deve-se analisar se estes valores são reais ou apenas ideais.
     Em "grandes democracias" ocidentais barbaridades vem ocorrendo, como: deputado federal que é contrário a regulamentação da união homo-afetiva (Brasil, deputado Bolsonaro do PP), repressão a liberdade religiosa (França, lei que proibi o uso de burca em repartições públicas), e o absurdo histórico da recontagem de votos (EUA, eleição Bush X Al Gore).
     Não basta vender ideias, mas se deve comprovar a eficácia destas ideias. Democracia eleitoral é simples de ser implantada e executada, embora a democracia social seja algo bem complicado de ser alcançada, assim as "Poliarquias" continuam vigentes e se multiplicando.
    Neste momento é necessário executar um debate com essas nações que visam se democratizar, propondo o tema:"Como é intendido democracia, e como esta deve agir?" A partir do resultado deste debate poder-se-a implantar a adaptação do conceito ocidental de democracia nestas nações.
     No meio tempo entre debate, consentimento e implantação do novo sistema, há de ser instituído um governo transitório para que a ordem seja mantida e assim também evitado um possível golpe de oportunistas.
     A democracia ainda não foi concretamente alcançada, mas é a crença em sua possível efetivação que motiva a reflexão-critica destas "democracias" vigentes hoje.

Para mais informações:
Veja o decumentário: "Recontagem"
Leia nototicías em jornais, como:
http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/04/13/bolsonaro-entrega-defesa-na-camara-e-se-diz-perseguido-por-%E2%80%98fascismo-das-minorias%E2%80%99/

Artigo revisado em: 19/01/2012

Públicado por Celso L. Privatti Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário