Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

"ABC das Relações Internacionais" (Parte 1)

A partir desta publicação irie apresentar as bases das Relações Internacionais de uma forma simples.
Hoje me apegarei a explicar o que são as Relações Internacionais.

As relações Internacionais podem ser intendidas como qualquer ato que tenha influencia internacional, sendo governamental, empresarial ou até mesmo pessoal.

Uma ação governamental que pode ser considerada como uma relação internacional, é o ato de assinar acordos entre dois ou mais Estados, como acordos comerciais, militares e de troca de tecnologia. Porém hoje vêem se tornando cada vez mais comuns a ações internas com repercussão internacional, como manobras para redução de desmatamento, ou até mesmo o respeito as normas dos Direitos Humanos dentro de penitenciarias.
O conceito de Patrimônio Universal da Humanidade aplicado a Amazônia faz com que toda e qualquer ação envolvendo "meio-ambiente" dos países quem tem parte do território dentro da Amazônia, serem observado/criticado por diversos países ao redor do mundo, Organizações internacionais e Ongs.
Hoje no Brasil a construção da hidrelétrica de Belo Monte vêem gerando uma serie de conflitos em relação aos impactos ambientais e a desapropriação de terra indígenas, porém essa obra será de grande importância ao desenvolvimento da infra-estrutura energética do Brasil. Essa é uma ação interna com repercussão internacional, assim se pode considerar como uma Relação Internacional a construção da hidrelétrica.
De compreensão mais fácil são as ações externas de Estado (país), ou seja, quando é assinado um acordo internacional, como o acordo assinado pela presidente Dilma Rousseff com o primeiro-ministro chinês para expandir a exportação de carne suína brasileira para a China.

As ações empresarias que podem ser consideradas como relação internacional são: as importações e exportações, a contração de mão-de-obra estrangeira, além de investimentos de capital em empresas mistas (empresas que contêm capital estatal e privado).
Uma empresa tem suas ações exclusivas dentro de um país consideradas com repercussão internacional geralmente quando desrespeitam alguma norma internacional de respeito ao meio-ambiente.

Já as ações pessoais podem ser consideradas como relação internacional, como no caso do ex-futuro presidente dos EUA Al Gore que fez sucesso ao redor do mundo com seu documentário "Uma verdade inconveniente", onde expõe tristes estudos sobre as causas do aquecimento global, ou mesmo agora com o documentário do ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso "Quebrando tabu", onde ele questiona  a possível descriminalização da maconha.

Esse são alguns conceitos de relação internacional, porém o curso de Relações Internacionais (que eu estudo) pode ser entendido como um curso de ciência social/humana pelo fato de ter suas bases teóricas em outra matérias de ciências sociais/humanas como, direito, economia e política. RI tem como ponto crucial a sua formação como curso universitário "A paz de Westfália" , onde foi instituído o conceito moderno de Estado.O curso de Relações Internacionais começa a ser lecionado no Brasil nos anos 70 na universidade de brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário