Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

"Londres e o SALVE GERAL"

Essa semana todos o noticiários ao redor do mundo as manifestações em Londres vêem sendo mostradas, manifestações que supostamente são derivadas de uma ação da policia, onde um rapaz foi assassinado.
Mark Duggan, 29 anos, vigia, pai de família, essa é a descrição da vitima, que até este momento nada foi comprovado, porém os manifestantes estão irredutíveis, em afirmar que a Scotland Yard, teria assassinado sem motivo o rapaz Mark Duggan.
Rapaz esse que vivia em um bairro de minorias étnicas (negros e/ou imigrantes), Tottenham, as manifestações começaram neste bairro, e agora já espalharam por diversas partes da capital inglesa, mas a grande questão é "Quando uma manifestação passa dos limites e se torna vandalismo?" em minha opinião, a manifestação já deixou de existir no primeiro ou no máximo no segundo dia. Saques em lojas e incêndios, mas não era a policia a suposta inimiga??? 
Depósito da companhia Sony incendiada por "manifestantes"
Vendo ao momento de Londres me remete a lembrança do filme "Salve Geral" (expressão que significa uma série de ataques ao redor da cidade de forma coordenada, sem medir as vitimas, população, policia, ou seja, todos) , que narra os ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital), organização criminosa atuante em São paulo que a 5 anos atrás parou São Paulo, hoje é Londres que está parada assistindo os ataques. A principal diferença entre o caso de São Paulo do passado para Londres atualmente, é que em São Paulo os criminosos eram criminosos de conhecimento publico, porém em Londres o argumento de que essa barbárie é uma manifestação provocada como resposta ao abuso de poder da policia.

Manifestação é o ato unificado da população de posicionar contra a uma ação de opressão a população ou a parte desta; Já vandalismo é a agressão injustificada contra pessoas ou instituições que não tem participação direta na causa da suposta manifestação.
Se a cada vez que uma pessoa for supostamente assassinada de forma controversa pela pela policia, a população sair a rua vandalizando com toda a cidade, eu já não teria mais uma cidade para morar. 
Por falta de preparo da policia ou por aproveitamento de criminosos de uma ação policial? Essa é uma pergunta que a resposta ainda não se pode ter.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post Celso!
    Essa situação me leva a refletir sobre a questão do preconceito crescente no mundo atual,onde aqueles que são considerados como "as minorias étnicas" são forçados a viver em uma área delimitada da cidade ficando afastados do resto da população,além disso,na Europa os movimentos nacionalistas de extrema direita vem em uma crescente no século passado,esses os quais pregam uma política descriminatória e racista, que penso eu não tem mais lugar no mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Iperoig
    Essa extrema direita vêem em um movimento crescente e ascendente em questões beligerantes, tomo por exemplo o jovem Ander Behring Breivik, terrorista norueguês que matou 93 pessoas mes passado, pregando uma revolução conservadora de uma nação não-miscigenada.
    SE HOJE NO BRASIL COMEÇASSE UMA REVOLUÇÃO ÉTNICA O BRASIL DEIXARIA DE EXISTIR!!!

    ResponderExcluir